Atividade 1
Somos os protagonistas do século XXI, época em que aprendemos fazendo, logo precisamos desenvolver novas maneiras de aprender e de ensinar, portanto a partir deste momento estaremos tendo contato com as ferramentas que estão mudando este processo.
Na Reunião Pedagógica de apresentação desta Formação, vocês assistiram a uma animação em Flash com o título "Garoto Folgadão - Geração Copy e Cola" hospedada no Site http://www.charges.com.br/
Se deseja rever a animação Clique no Link Abaixo:
A animação expõe perspectivas pouco alentadoras
sobre o processo educacional atual.
Quais os principais fatores que colaboram com este panorama?
Que atitudes, tanto dos professores quanto dos alunos, poderiam reverter este quadro?
Responda a estes dois questionamentos, fazendo uma análise do que foi exposto na animação.
Realize um comentário ou uma postagem, dando sua opinião a respeito deste assunto.
Não esqueça de identificar-se... Aguardamos suas postagens!
19 comentários:
Realmente a moderanidade faz com que as pessoas utilizem os meios mais fáceis de se comunicar, esquecendo que o português para ser bem explorado, somente uma boa leitura, o uso da internet facilita a rapidez, mas dificulta a aprendizagem e a expressão. Pois nos tempos de hoje, não nos comunicamos de formas variadas e criativas. O uso da internet é muito mal utilizado pelos alunos, pois não o usam corretamente.
"Acredito que os jovens de hoje são o futuro da Nação, mas existe conceitos e parâmetros que devem ser reformulados."
Temos que resgatar de nossos jovens o interesse pela leitura e pela escrita, porque este lingujar chulo, está disvirtuando as regras básicas da Educação. Eles, os alunos, não são mais capazes de pensar e expressar os seus conceitos, são apenas meros copiadores da imagem virtual.
Perante este quadro desastroso que a mídia propicia, o modo fugaz e evazivo do aluno se alienar ao computador, temos que agir conscientes e seguros do nosso dever de EDUCADOR.
Cabe a nós, professores, tomarmos atitudes compensadoras, criativas e mais prazerosas aos nossos alunos, proporcionando a imediata reversão destes conceitos, valores e atitudes que estão sujeitos a denegrir a imagem do professor.
"Na vida, não existe nada a temer, mas a entender".
A tecnologia facilitou o desinteresse do aluna pela sala de aula,pois tudo que precisam está na internet de forma resumida e atraente,ao contrário da lousa e dos livros que os obrigam a ler,escrever e pensar.O problema esta no imediatismo,todos procuramos soluções fáceis sem pesarmos as consequências,para revertermos este quadro a palavra chave é MOTIVAÇÃO.Motivar o professor a acreditar que apesar das situações adversas ele pode fazer a diferença,criando novas metodologias para que o aluno entenda que o caminho para o sucesso pertence ao homem que sabe pensar.
Penso que um dos principais fatores para o desenvolvimento da situação exposta na charge seja o advento ECA que, equivocadamente, anulou toda e qualquer autoridade da escola e mesmo dos pais, ampliando excessivamente direitos da criança e do adolescente e minimizando o campo de atuação dos responsáveis pela educação dos mesmos. Hoje nos deparamos com jovens sem disposição para ir a luta, sem esperanças, sem perspectiva de um futuro, sem ânimo para buscar suas próprias respostas. Esperam tudo pronto. O que melhor sabem fazer é cobrar seus direitos. Mas, e seus deveres? Quem cobra? Como se cobra? O fato de serem meros copiadores é reflexo desta inversão de valores, onde pais e professores têm que se submeter à vontade destes jovens, sob risco de sofrerem sanções por atitudes que, conscientemente, seriam para protegê-los e educá-los. Mas não podemos desanimar, pois sabemos o quanto é importante nossa tarefa e que muitas sementinhas germinam das milhares que semeamos.
Sabemos que o professor é insubstituível e aí vem a preocupação em relação ao modernismo que estamos vivendo.A responsabilidade do professor aumenta na busca de informações de como montar um trabalho que seja expressivo para o aluno.
A leitura, a comunicção oral e escrita são os fundamentos para obtermos um bom currículo para os nossos alunos.
Sob o meu ponto de vista o processo educacional atual não está totalmente satisfatório devido principalmente ao não acompanhamento do avanço tecnológico, pois às vezes nós professores realizamos nossa prática pedagógica apenas através do expositivo, da oralidade, quadro de giz enquanto a tecnologia desperta mais interesse e curiosidade aos alunos do que a escola.Devemos, pois, inovar a prática pedagógica trazendo a tecnologia para a sala de aula, numa busca constante de alunos reflexivos, críticos com o que é "exposto", "transmitido" sabendo posicionar-se, expor suas idéias frente a algum conteúdo ou assunto lido, ouvido e não meros copiadores.As Tecnologias de Informação e Comunicação a meu ver são auxiliadoras no processo ensino-aprendizagem, cabendo ao professor saber utilizá-las corretamente, aceitando desafios e procurando inovar o seu fazer pedagógico.Estou aos poucos me adaptando às novas tecnologias, especialmente à INTERNET pois não sabia acessá-la e agora, aos poucos estou me inteirando e aprendendo.Penso que só temos a ganhar com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo educacional, mas é claro: sempre refletindo, interagindo, reestruturando e posicionando-se criticamente com relação às informações obtidas.
Estamos enfrentando hoje um grande desafio com os nossos jovens, é uma luta desigual, de um lado a mídia televisiva, Internet, Lan House, etc... Do outro lado a escola arcaica, com o quadro e o giz com um conteúdo pesado e maçante. Logo, cabe a nós professores mudar essa situação, mas não simplesmente nos aperfeiçoando em cursos e seminários, mas principalmente nos processos de atualização da escola para tornar uma escola moderna e democrática, onde o professor caminha ao lado do aluno explorando suas diferenças e potencialidades, mostrando também a importância da leitura, do conhecimento matemático, do método científico de uma maneira mais prazerosa e que a Internet é um auxiliar no seu desempenho.
Comentário - Paulo Daniel (enviado por e-mail) em 13 de maio/2008.
Ao assistir o vídeo pude perceber a importância de termos clareza e domínio no uso das novas tecnologias da informação e comunicação. Quando trabalhamos com os recursos tecnológicos temos que evidenciar o que queremos como isto. É de suma importância a elaboração de um projeto que embase o trabalho, no qual devem estar claro as habilidades e competências que vamos desenvolver em nossos alunos. Outro problema que destaco é que os instrumentos tecnológicos não são o tudo da escola, pois a mesma tem outros espaços como: à biblioteca, o laboratório de ciências, a sala de reuniões e o pátio, que também podem se tornarem locais de construção coletiva. Não nos esqueçamos que o ensinar-aprender acontece nas relações de todos os membros da comunidade educativa e em todos os seus espaços.
Estamos em uma nova era da tecnologia,onde é febre o mundo virtual.Não existe idade para esta realidade. Todos sentem-se envolvidos com internet,bate-papos, lan-house,blog,orkut,jogos,etc...
Diante destes fatos o professor deve ter consciência desta era e caminhar junto dos seus alunos levando eles a não serem apenas robôs, copiantes e colantes que eles aprendam e saibam utilizar -se desta tecnologia, para o enriquecimento de sua aprendizagem.
Transformando estes alunos em pessoas que saibam analisar, concluir, comunicar-se verdadeiramente, pois o computador pode ajudar a transformar conhecimento em algo realmente palpável. O professor precisa ensinar que pesquisa e mais que imprimir textos.
Com a evolução de informativan novas tecnologia de jogos e outros, com novidades como o bate papos e outros, os alunos se perderam não querem e nem conseguem mais pensar sozinhos sempre tem alguém no comando, poucos tem iniciativa, porque os computadores, televisão´sao mais fácil e prático para realizaçao de qualquer pesquisa ou trabalho. Tudo está pronto ou quase pronto.
Realmente estamos em tempos em que a ciência e a tecnologia estão cada vez mais avançadas e rápidas e, a partir desse contexto, num total paradoxo, a escola está com poucos investimentos e muito atrasada em relação às mudanças aceleradas de um mundo globalizado. Vejo que temos muitas situações desanimadoras diante de nós, porém, nada que seja tão conclusivo ou imutável. Estamos diante de uma geração que não quer pensar, não quer interagir ou ter tarefas que exijam muito, mas tudo é resultado de um conjunto forte de mídias, de tecnologias que seduzem e acabam conduzindo todos a terem padrões em massa: celulares, msn, chat, orkut, e-mail, e outras parafernálias que afastam os jovens da convivência/relação interpessoal... Resultado: temos muitos jovens desajustados, poucos omprometidos nas tarefas escolares, cheios de tecnologias e poucos relacionamentos interpessoais. Pais, professores, alunos, todos temos várias forças que podem e devem modificar todo esse quadro crítico. Nenhuma tecnologia substitui um bom professor, bons pais e mães, bons colegas. Vamos investir primeiro nos nossos relacionamentos, na nossa qualidade de vida, após vamos investir mais nos nossos votos. Precisamos de governantes sérios e comprometidos com a nossa educação. Mais qualidade, mais educação, mais justiça social, mais saúde para todos!
Na verdade, o que nos falta é conscientização de que mudanças ocorrem , somente se sentirmos necessidade das mesmas.mudar implica correr riscos,enfrentar nossa fragilidade, nossos medos, nossas deficiências e, ainda, a total inércia em relação à educação, nos impedindo de seguir em frente, amarrados ao sistema, custamos a abrir os olhos para o inevitável: precisamos lidar com o avanço tecnológico, negociar novos métodos, tentar sempre.O receio de errar não pode nos dominar, nem nos fazer cruzar os braços e esperar " a onda passar", porque mais cedo ou mais tarde a vida exigirá de todos, alunos e professores uma postura em relação ao que é melhor para a educação.Teremos então, que revisarmos nossos valores, nos inquietarmos, sem nunca esquecer que um povo que anula sua língua e esconde sua identidade( linguagem escrita), corre sérios riscos de nadar...nadar... e morrer na praia, sem ao menos uma segunda change.
Mara Souza
Somos construtores de uma história diferente , onde no nosso dia a dia pouco faz parte a escrita e a leitura e sim a tecnologia onde pouco precisamos pensar. O dia a dia do professor também é conturbado , muitas vezes trabalhando em três escolas, mas o professor deve orientar o aluno citado como futuro da nação a fazer uso da tecnologia a seu favor para que não tornem-se seres que não pensam , não escrevem e pouco leem. Enfim somos todos responsaveis e atuais protagonistas do futuro da nação.
Hoje podemos notar que a tecnologia nos facilitou a vida mas criou também uma nova maneira de escrita onde o português foi totalmente abolido.Conseguimos muitas informações e acredito que o problema está no modo de como é usado.Com relação aos alunos devemos mostrar como se trabalhar,fazer pesquisas e não fazer cópias.Mas ainda acredito que a leitura e a escrita é fundamental para a aprendizagem.
Os tempos são outros, as famílias são outras, seus modelos mudaram a internet veio somar, mas pode segregar se permitirmos o mau uso, é necessário que colaboremos para que os alunos sejam críticos portanto imaginamos que eles serão exigentes na sua aprendizagem e filtrem os conhecimentos válidos. A critica de que os professores trabalham em 3 escolas e não irão ler os trabalhos não devemos concordar de uma maneira geral pois a grande maioria conhece a linguagem usada por seus alunos e sabe quando o trabalho é elaborado por eles. Cabe a nós mostrar a melhor maneira de fazer uso dessa ferramenta. É válido lembrar que na educação pública a maioria dos alunos ainda não tem acesso as novas tecnologias.
Hoje em dia a tecnologia é fundamental para a nossa sobrevivencia, entretanto os alunos estão explorando-a de maneira equivocada,eles não fazem mais pesquisas e sim copias, sem ao menos lerem o que estão copiando, isso é um problema muito grave, por isso nós professores temos que estar sempre atentos e proporcionar aos nossos alunos possibilidades de aprenderem com a tecnologia e não desaprenderem com ela.
Fazemos parte de uma geração que pouco lê, escreve e fala, uma geração barulhenta e ao mesmo tempo silenciosa, devido ao acúmulo de informações que recebe, acomodou-se, tudo lhe chega às mãos mastigado, não precisam fazer nenhum esforço,nem pensar, muito menos raciocinar, refletir sobre o certo, o duvidoso e o errado, aceitam sem questionar, fascinados pelas novidades que a máquina lhes oferece.Enquanto isso, nós educadores custamos a encarar o computador, tememos o que muitas vezes, deduzimos ser desnecessário à educação, nos esquivamos, fugimos do novo, com receio de falharmos,procuramos desculpas para não encarar a telinha e a tudo que ela oferece, porque ao fazermos isso, estaremos abrindo mão de velhos conceitos, hábitos, frases que nos marcaram quase para sempre, e ainda, compreendermos que sempre é tempo de aprender, de buscar novos rumos, métodos mais adequados à época em que vivemos.Sem dúvida alguma, faz-se necessário encontar uma forma de nos adequarmos a essa revolução tecnológica, porque senão corremos o risco de estacionarmos, e estacionados perdermos nossa identidade frente à ineficiência do processo educativo.Podemos sim conciliar educação e mídia, porém como toda inovação, é necessária muita cautela, dosar e ter ciência e objetividade ao elaborar trabalhos nos quais os alunos utilizarão a mídia, não esquecendo da importância de um bom planejamento, a fim de obtermos resultados positivos, senão a mudança será fictícia, apenas mais um mascaramento.
A charge é uma constatação da ação facilitadora da mídia, mas ao mesmo tempo inibidora de coisas essenciais, como a capacidade de analisar, criticar, formar opinião,elaborar conceitos,conclusões. Já não há uma identidade própria quanto à linguagem, com vocabulário reduzido e pouco comunicativo, corremos o risco de nos tornarmos meros copiadores de ideias. Educação e midia podem funcionar como apoio uma a outra, mas antes é necessário que todos se conscientizem da necessidade de inovação.
A palavra de ordem é uma só: ATUALIZAÇÃO.
A maioria dos professores estão obsoletos, e demonstram resistência contra os apelos eloqüentes da modernidade. Se não aceitarmos os desafios, e , buscarmos urgentemente nos atualizarmos, a situação se tornará caótica.
Postar um comentário